12 janeiro 2011

Sobre sonhos


Há muitas coisas preciosas na vida de um ser humano, mas existe uma coisa valiosíssima que poucas vezes damos a devida atenção... e eu não estou falando da família, e dos relacionamentos, porque falando sinceramente, eu acredito que ao contrário do que se prega por aí, os seres humanos são sim, super preocupados com seus relacionamentos. Não fosse isso, não haveria tanto mercado voltado somente para isso. O único problema é que, tomado pelo imediatismo de hoje em dia, e pelos apelos publicitários, acabamos demostrando menos...

O tempo, também não é. Nós, seres humanos na verdade nos preocupamos tanto com o tempo, que acabamos deixando de viver plenamente simplesmente porque não teremos tempo para fazer aquela outra coisa importante. E nós sabemos que somos mortais... Mortais até demais!

A preciosidade sobre a qual quero falar hoje é o sonho. O ser humano tem tantas responsabilidades e distrações ao longo da vida, que antes mesmo de sair da infância já pode esquecer os seus sonhos. Sim, sonhos, bons sonhos, podem nascer na infância e serem seguidos por uma vida inteira. E se, a pessoa que o seguir, levar a sério suficientemente para tolerar quaisquer dificuldades e e preconceitos, essa, certamente, será uma pessoa de sucesso, que não mais será considerada louca, como muitos erroneamente são considerados.

Os sonhos são metas, que podem ser considerados objetivos, se trabalhados racionalmente, e podem vir a ser sua vida, plenamente, se você permitir que isso aconteça. Quantas pessoas você não conhece, que têm aquela consensualmente considerada uma "ótima vida", com emprego, família e moradia perfeitos, mas se diz incompleta? Ou pior, infeliz? Eu não sou uma pessoa muito vivida, para me colocar no status de referência, mas posso dizer que já ouvi algumas pessoas com a tal qualidade de vida excelentes, mas se dizendo completamente infelizes.

Vejam bem, essas pessoas de longe são ingratas com Deus ou com as possíveis pessoas que as puseram neste lugar. Não. As pessoas a quem me refiro são pessoas que puseram o dever para com a sociedade à frente de seus sonhos, porque não conseguiram, ou tiveram preguiça de tentar conciliar uma coisa com a outra. Deste modo, a vida que escolheram consumiram essas pessoas e elas não mais puderam seguir o caminho que haviam imaginado para si... Que talvez fosse um futuro bem mais concreto, se a pessoa tivesse simplesmente dito "sim, eu posso". Aquele mesmo "sim, eu posso" que nos fez rir ao assistir Eddie Murphy em O Professor Aloprado, pode ser o patético "sim" que vai salvar sua vida de frustrações desnecessárias (desnecessárias porque sim, você terá muitas frustrações, mas somente as focadas no seu real interesse lhe trarão o verdadeiro aprendizado e amadurecimento).

Da mesma forma, vale lembrar das pessoas que não tem nada na vida, porque simplesmente não consegue olhar para dentro de si, e descobrir quais são os seus sonhos. Vivem conforme a força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, O sol, Marte, Vênus... Se brincar até Plutão entra no bolo para influenciar o pensamento dessas pessoas... Assim: elas ficam perdidas diante de tantas variações, e não conseguem nem se prender, nem terminar absolutamente nada do que começam, tornando-se pessoas vazias e infelizes.

Portanto, minha gente, hoje eu quero dizer que busquem os seus sonhos. Eles não serão fáceis de conseguir, pois a vida não tem que ser fácil. Se você não consegue vislumbrar qual o seu sonho, reserve mais tempo a você mesmo e se conheça, questione, busque, e descubra para quê você está nesse mundo. Avaliem suas atitudes, repensem seus caminhos, e pesem os prós e contras de cada decisão que tomou na sua vida. Não precisa abandonar tudo o que já construiu até hoje. Tente conciliar sua vida com seus sonhos... Ouça-os com atenção, certamente haverá uma resposta para essa problemática. E não desista nunca.

A Martinha não está morta, nem adormecida... Ela vive em meus sonhos todas as noites, e todos os dias em meu pensamento. E eu não me incomodo que sua hora demore a chegar um pouco, pois sei que estou sempre trabalhando ideias com esse sonho, e pondo em prática muitas coisas secundárias, que me levarão ao sonho de transformar a Martinha em algo digno de publicação nacional... Lembrem-se, gente. Sonhar não é sofrer de Sindrome de Peter Pan, é viver de forma mais leve... Eles apenas nos deixa mais joviais.

Um comentário:

Formigando disse...

Muito bom!
O desenho fidou bacanudo!!
=D

Sobre sonhos... sabe, acho que até o titulo do texto permite mais uma interpretação além dessa massa que tu expôs.
Bem simples: Sobre sonhos...

SOBRE SONHOS.
Vááárias coisas em nossa vida deve ser armada e construída 'sobre sonhso'. Sobre OS sonhos!
Massa!
=*

Coleção Pingos de Quê - by Magaliana