08 junho 2010

Sobre os blogs

Visitei hoje uma entrevista no blog da Vany com a Natália Klein, a carioca psicótica que vem conquistando cada vez mais leitores contando e exagerando suas psicoses em seu blog, Adorável psicose, o qual recomendo bastante. Sejam homens ou mulheres, ela sempre consegue arrancar umas gargalhadas (ou seja, eu recomendo muito!). Pois bem, achei super produtiva a entrevista, mostrando a forma como a Natália desenvolveu seu blog, o que ela pensava quando fez, como pensa agora... Acabou que essa leitura me trouxe algumas reflexões...

A primeira é claro, é de que eu deveria tomar vergonha na cara e passar a levar meu blog a sério, mas acreditem, ele já está bem melhor do que era há uns tempinhos atrás, rs.

A segunda coisa, e essa um tanto tensa, foi que recentemente ouvi uma senhora da minha area comentar que: "blogueiro, é jornalista frustrado que não consegue ser editor de um jornal e abre um blog para satisfazer suas frustrações e escrever o que pensa". Acho que não preciso comentar que essa pessoa nem é jornalista, nem blogueira, nem tão pouco, editora de algum jornal.

Eu, como blogueira (ou nem tanto) e também jornalista, obviamente, fiquei fumaçando de raiva e engoli no seco (não por haver alguma razão na declaração, mas porque eu apenas estava perto; não pertencia à conversa). Fico muito feliz em ver o quanto esta pessoa está enganada vendo o desenvolvimento e o resultado de pessoas como a Natália, você e muitos outros blogueiros que acompanho vira e mexe, nas diversas modalidades, que podem até não ser editores de um jornal um dia (acho que nenhum quer isso, é só pra ter estresse e ganhar uma merreca), mas conseguem feitos muito maiores, e reconhecimento em larga escala com apenas "suas próprias frustrações".

Pesquisei um pouquinho sobre a realidade brasileira no tocante ao acesso à internet. O resultado é positivo: o Brasil está em quinto na lista dos países que mais acessam a internet! O Leonardo Antoniolli, dono do site http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php (cliquem no link, ficou bem bacana o resumo que ele fez desses dados) fez uma síntese interessante, tomando por base o portal G1, Abril e informações da DataFolha. Ele mostra que 87% da população brasileira acessa semanalmente a internet! Talvez alguns possam achar esses dados um tanto irrelevantes, e alegar que esta mídia ainda seja elitizada e de difícil, acesso.

Eu concordo, apenas 23% da população brasileira conecta a internet de casa (tá lá no link de cima, viu pessoas?), mas não é por isso que deixam de acessar. Seja no trabalho, na lan house ou nos centros comunitários que já dispõem de internet para a comunidade carente, as pessoas estão buscando novas formas de informação, comunicação e entretenimento. É inegável a importância que a internet tem hoje para a população, devido a sua instantaneidade e quebra de barreiras físicas, na busca de determinado conhecimento.

Então porque vamos desmerecer os blogs?! Tudo bem, eu, como jornalista diplomada, defendo a necessidade de um conhecimento prévio para alguém se colocar na posição de formadora de opinião, caso este seja o foco na hora de fazer um blog, pois o mal uso das palavras não vai matar uma pessoa, mas pode destrui-la socialmente, o que não deixa, na minha opinião, um tipo de morte.

Somos seres sociáveis, isolar alguém socialmente não é saudável, e pode sim, na pior das hipóteses, matar (depressão faz miséria). Contudo, privar alguém de se manifestar, de expor seu ponto de vista, também não é saudável. O que devemos prestar atenção, é simplesmente onde acaba o seu direito e começa o dever. Temos o direito irrevogável de comunicar e expressar nosso ponto de vista, e o dever de respeitar a privacidade e a integridade moral do próximo. As pessoas brigam dia após dia com essa questão e não vêem que a solução é simples assim: seja você mesmo e respeite o próximo... que coisa linda, não é mesmo?

Pois bem, voltando enfim ao foco principal do post: os Blogs. Vejo-os como o cano de escape de todo e qualquer cidadão que quer ou sente a necessidade de se expressar. Uns gostam de fazer isso na forma de poesia, outros preferem expor seus desenhos. Tem aqueles que usam como Portfólio e os que escrevem crônicas, outros que fazem comédias e alegorias... E tem outros que como eu, não definem seu modo de comunicação e usam todos esses estilos para expor o que vem à mente.

Algumas dessas pessoas se destacam, porque ELAS TÊM GRANDE POTENCIAL, que é reconhecido por outros internautas, e SABEM COMO USAR esse reconhecimento. Assim, eles se profissionalizam e atingem metas muito maiores do que jamais imaginariam chegar. É simples assim! As pessoas que são boa no que fazem, são criativas e sabem reconhecer oportunidades simplesmente dão andamento ao trabalho e passam a gerir o que seria seu "cano de escape" de forma profissional e lucrativa. Não digo que a pessoa que falou mal dos blogueiros está totalmente errada, ela apenas está vendo a situação de forma limitada. Sim, devem existir pessoas como essas que ela exemplificou, mas elas não são o TODO, e acredito eu, nem tampouco a MAIORIA.

Meu recado aos blogueiros de modo geral é que continuem esse trabalho maravilhoso (um dia eu levo o meu a sério, quem sabe, rs) não só porque eu adoro ver quando alguém está enganado, mas porque o resultado é maravilhoso, e a tendência é que essa mídia que nós utilizamos seja sempre mais explorada e valorizada, ainda que mude de formato, conforme mudarem as necessidades (como é a existência do microblog, próprio para quem quer estar em dia até pelo celular).

Não liguem para declarações de pessoas que não entendem suas necessidades de ter um blog (meu caso é como psicanálise: ao invés de ir pruma poltrona e falar até dar calo na corda vocal e um cara dizer "humrum" "o que você sente a respeito disso?", eu simplesmente venho para cá, escrevo o que quiser, e as pessoas graças a Deus riem, o que me fazem acreditar que tá tudo bem, é apenas neura minha, rs).

Façam o que quiserem com sua capacidade cognitiva. Tenham um filho, escrevam um livro e plantem uma árvore, para satisfazer a população e usem aquela lingerie com estampa de oncinha e detalhe "rosa pink" (é rosa rosa, num sei porque inventaram essa "catxigoria") ou uma cueca com telinha transparente na frente, se isso lhe confortável. Cada doido tem sua mania!

Nenhum comentário:

Coleção Pingos de Quê - by Magaliana