29 novembro 2006

Devaneio magalilesco...

Certa vez um professor me ensinou umas coisas interessantes, típicas de palestra de auto-ajuda: uma delas foi que as pessoas têm bexigas, bexigas que secam e enchem de acordo com nosso humor. Quanto mais amoado com uma situação (ou com alguém) ficamos, mais seca fica a bexiga, e mais estamos dispostos a secá-la. Secar é mais fácil, basta soltar um pouco a "boca" da bexiga. Encher é complicado, exige fôlego, e depois de um tempo sempre causa uma tontura chata. Portanto, as pessoas sempre querem secar a bexiga, não somente a própria bexiga, mas as das outras.

Eu sequei minha bexiga, deixei quase encostar "uma parede na outra", e quase estourei outras bexigas ao meu redor. Como uma criança, não pude evitar, é bom estourar bexigas, quando alguém estoura a sua. Você não se sente só. Mas devemos enchê-las, o quanto antes, o vício de secar não é saudável...Jogue The Sim's com um personagem super mal-humorado, dá no mesmo. Tudo dá errado, quem sabe até o pobre ser cibernético não morre. Paralelo bobo e infantil, mas é válido, verdadeiro.

Então resolvi enchê-las! Sim, quero enchê-las, não somente a minha. Como disse a princípio, nossas bexigas também enchem de acordo com as bexigas que estão ao redor. Logicamente é mais difícil, tonturas, falta de ar, vocês sabem. Mas ninguém resiste a ver uma bola bem cheia, rechonchuda, sem quere uma igual. E como cada um tem uma bexiga, vamos encher!

Para tanto, devo encher minha bexiga. Dessa forma, ressurge o amor próprio, a determinação e a bondade. Pessoas tristes são amargas, estúpidas, vis...Incapazes de cultivar o amor. Estou me cuidando, avaliando os desejos e a conduta, dia após dia, da forma mais saudável possível. E estou enchendo uma bexiga que sequei. Com muita força e determinação, estou ainda “descolando as paredes” que, estas sim, encostaram uma na outra e grudaram, para minha tristeza. Mas com esperança continuo, até o fim, para deixá-la novamente grande, redonda, firme na pessoa que admiro.

O Próximo passo é descolar a parede de uma outra bexiga (que sequei), com paciência, e de longe, se assim for necessário. Esta consegue crescer sozinha outra vez, pois seu dono é forte, mas ajudar não custa nada, como a "Corrente do Bem", fica faltando ainda uma bexiga pelo menos para inflar. Enfim, agradeço ao bom professor pelo ensinamento. Peço às bexigas murchas um pouco de paciência, que permitam minha ajuda, desde que de forma saudável, também peço o receio e a advertência...Mas, sobretudo, peço que se permitam encher novamente.

Nenhum comentário:

Coleção Pingos de Quê - by Magaliana