23 agosto 2006

Curtas metragens invadem Natal!


Os curtas invadem Natal. O Cinemark estreou nesta sexta-feira, dia 18 de Agosto, o Projeto Curta Petrobrás às Seis, com exibição de quatro curtas-metragens nacionais, a partir das 18h, gratuitamente. Esse é o primeiro evento com exibição cotidiana de curtas, os filmes ficarão em cartaz até o dia 12 de Setembro. A estréia contou apenas com 12 pessoas, e não havia até esta segunda-feira nenhum cartaz ou publicidade do evento no Cinemark. O projeto de Exibição de Curtas patrocinado pela Petrobrás existe desde 1999 e abrange todo território brasileiro, distribuído em 20 cidades. A estimativa é que o número de expectadores ultrapasse os 161.325 que participaram no quarto ano por todo o Brasil.

Os curtas exibidos nesse ano são: Nascente, de Helvécio Marins Jr., feito como protesto contra a Transposição do Rio São Francisco; Danae, de Gustavo Galvão, que faz alusão à mitologia grega e mostra como ajudar o próximo de forma inusitada; o denso filme Primeiros Passos, feito por Evaldo Mocarzel; e o não longe disso curta Silêncio, de Sério Borges.

Junto a esse Projeto, Natal conta com mais dois eventos vinculados aos curtas-metragens, no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto. Primeiro há o Circuito Nacional de Estréias de Curtas-Metragens, que começou dia 16 de Agosto e segue até dia 14 de Setembro em 22 cineclubes de todo país. Em Natal, a primeira exibição aconteceu neste domingo, dia 20, e contou com cerca de 150 pessoas. A cada mês um cineclube enviará às outras cidades curtas da terra, como forma de estímulo à produção local, e o mês de Janeiro e Fevereiro será a vez do Cineclube Natal enviar para as outras cidades os curtas produzidos aqui. Em seguida, tem o FestNatal 2006, Festival de Cinema de Natal que consiste no concurso de curtas, que segue sua 16ª edição, no dia 29 de Agosto, às 19h, com custo de um real. todos os anos o concurso de curtas do FestNatal decobre novos talentos e profissionais para a área, avaliados por juris técnicos populares, dependendo então, da participação da população. os prêmios podem chegar a R$ 5.000.00 (cinco mil reais).

Portanto, não há dúvidas quanto à importância da produção de curtas-metragens em Natal, que têm se mostrado intensa. Em relatório do 2º Congresso Brasileiro de cinema, percebe-se a importância dos curtas na “sua função na formação de mão-de-obra e descoberta de novos talentos”, bem como a “comprovada comunicabilidade com o público, em geral, com o público jovem”. Com eventos e festivais dessa natureza podem tornar Natal uma cidade promissora no mercado cinematográfico, desde que a participação da população não se limite a 12 pessoas em um espaço com capacidade para mais de 100 pessoas. Por isso, vão ao cinema, participem do Cineclube, invistam em um vídeo para participar do FestNatal!

Nenhum comentário:

Coleção Pingos de Quê - by Magaliana